terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ONG SARA, DE CRAVINHOS

O último sábado, dia 04 de Novembro de 2010, marcou por ser uma manhã atípica - estive como convidado na ONG SARA, localizada em Cravinhos, que há 15 anos atua na capacitação de adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos para o mercado de trabalho, onde dei meu depoimento como pessoa vivendo com AIDS.

Depois de um vídeo que trouxe do Rio de Janeiro que faz uma abordagem simples, direta e objetiva de um casal de adolescentes que se descobrem soropositivos, comecei a questionar os adolescentes que ali estavam - e eram por volta de 50 pessoas - sobre o que eles conheciam, o que eles sabiam sobre essa patologia. E assim foi caminhando a conversa até o momento em que perguntei se alguém conhecia ou tinha amizade com um soropositivo - a resposta foi unânime: "NÃO". E Então, fiz a seguinte colocação: "Então, agora, vocês conhecem pelo menos um. Prazer! Meu nome é Ruy!"

Ainda tenho a lembrança a expressão  incrédula de muitos dos adolescentes que ali estavam e os questionamentos que seguiram sobre essa revelação foram muitos e variados. Foi, sem dúvida, uma manhã de sábado que deixou boas lembranças, um momento em que pude alertar pouco mais de 50 adolescentes da importância e zelo que devem ter para com a própria saúde e de todas as pessoas de seu convívio social direto porque somente dessa forma é que poderão construir algo melhor, uma sociedade verdadeiramente melhor, vencendo os medos, encarando o desconhecido, rompendo os obstáculos e enfrentando os preconceitos.

Ruy.

Nenhum comentário: