sábado, 12 de fevereiro de 2011

Selênio para a saúde

Matéria veiculada no site da Agência de Notícias da AIDS que serve, mais uma vez, para nos mostrar o quão importante para nosso organismo é a alimentação saudável.
Abraços a todos e todas.
Ruy.


Selênio, encontrado no brócolis, peixes e grãos, ajuda no tratamento da aids, afirma nutróloga Sylvana Braga

Dra. Sylvana Braga é nutróloga, reumatóloga, fisiatra, especialista em prática ortomolecular e autora do livro "Dieta Ortomolecular - o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Em artigo publicado em jornais e sites nesta quarta-feira, ela afirma que o selênio é um oligoelemento necessário, em quantidades mínimas, para o bom funcionamento do organismo, pois compõe diversas vias metabólicas importantes, como o metabolismo da tireóide e do sistema imunológico.

Na defesa do organismo, o elemento auxilia na produção de células T e B e de imunoglobinas M e G, e também na atividade dos neutrófilos. “Os pacientes com HIV respondem melhor aos tratamentos com a presença do selênio. Além disso, ele diminui a incidência de cânceres em geral”, diz.

O mineral é encontrado, principalmente, nos cogumelos, brócolis, castanha do Pará, couve, cebola, alho, peixes e grãos. Sua fonte pode variar ou ser insuficiente de acordo com a quantidade de água do solo. Na China, por exemplo, o solo é pobre no elemento, o que se relaciona com a alta taxa de mortalidade pela doença cardíaca de Keshan, que é caracterizada pelo aumento do coração.

Redação da Agência de Notícias da Aids










Nenhum comentário: