sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O tempo não para

Como acontece mensalmente, hoje, dia 03 de Fevereiro de 2011, aconteceu a reunião técnica que a Coordenadoria do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais promove com os cinco postos que prestam atendimento em DST/HIV/AIDS aqui na cidade de Ribeirão Preto/SP.
Nessa reunião são debatidos assuntos técnicos pertinentes aos postos e o espaço também é aberto à sociedade civil onde todos os pontos de interesse à sociedade são apresentados, questionados e analisados por todos, tendo como intuito principal a interação construtiva para que o atendimento seja sempre melhorado.
Na reunião de hoje, veio uma informação que já era no mínimo aguardada. Nos cinco postos que prestam atendimento em HIV/AIDS acontecia mensalmente uma reunião chamada de Grupo de Adesão - onde um psicólogo coordenava um encontro onde os pacientes de cada um dos postos se faziam presentes, participavam e interavam-se de vários assuntos. Por vários motivos essas reuniões foram acabando nos postos e permaneceu apenas um. Hoje veio-me a informação de que já foi constituído um novo coordenador, um psicólogo que assumiu a tarefa de manter vivo o único que sobrou e resgatar os outros.
A Coordenadoria do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais mantinha um convênio - um acordo comum - com uma das ONGs do município onde a mesma levava o psicólogo e este coordenava e realizava os gruposde adesão, contudo, pela "alta rotatividade dos psicólogos que faziam esse trabalho" e também " pela falta de disponibilidade de horários desses psícólogos", provocou o enfraquecimento da participação e perda de interesse dos usuários em participar da reunião. Desta forma, a Coordenadoria assumiu para si a responsabilidade de manterem ativos os Grupos de Adesões nos cinco postos - e a Coordenação está a cargo do psicólogo Leonardo que presta serviços já em um dos postos já há alguns anos.
E como diz o poeta: "O tempo não para."

Ruy.

Nenhum comentário: