quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

I Seminário de Efeitos Adversos e Medicamentos em HIV/AIDS

Aconteceu entre os dias 23 a 27 de Agosto de 2012 em Nazaré Paulista-SP, no resort RECANTO DO TEIXEIRA - http://www.recantodoteixeira.com.br/ - o I SEMINÁRIO DE EFEITOS ADVERSOS E MEDICAMENTOS em HIV/AIDS.

Dos temas abordados o que teve maior repercussão foi "A NOVA CARA DA AIDS" onde muito se debateu foi que, ao contrário do que muito se apregoa hoje, a AIDS não é uma doença crônica e está longe disso. O que está crônico são as inflamações de órgãos e tecidos originados pelo alto grau de toxidade de medicamentos, produzindo dessa maneira muitos efeitos adversos, dentre eles o envelhecimento precoce. Também se falou da importância que deve ser dada no acompanhamento multidisciplinar das pessoas vivendo - não basta apenas o infectologista, é de grande importância o acompanhamento de outras especialidades: a cardiovascular, dermatologia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e seria também muito importante que ao menos uma vez ao ano fosse feito o exame da densiometria óssea. 

Nesse evento a RNP+ (REDE NACIONAL DOS PORTADORES) tem uma nova cara. A partir desse encontro, as três redes passarão a trabalhar juntas: a RNP+ BRASIL, a RNJVHA e o MNCP, pois somente com a união de todos é que o movimento estará cada vez mais forte.






Abraços.
Ruy Rego Barros




Um comentário:

Anônimo disse...

Os doutores de urologia no centro sempre tem que falar aos pacientes sobre os efeitos adversos de todos os medicamentos que eles receitam, e também as pessoas devem ler as bulas caso de qualquer reação alérgica que possam ter, porque são perigosas.